terça-feira, 4 de setembro de 2012

Casamento: a gota d'água


Através da natureza podemos ver a força que pequenos eventos contínuos possuem. Um bom exemplo são as formações de estalactites e as estalagmites. Elas são formações que crescem dentro de grutas e cavernas causadas pela precipitação de carbonato de cálcio que é arrastado pela água que pinga. Todos os dias, incansavelmente a água vai gotejando e ao longo de séculos surgem as estalactites (formação do teto direcionada ao chão) e as estalagmites (formação do chão direcionado ao teto).
Se na natureza pequenos eventos como o gotejar da água são capazes de criar formações tão impressionantes como as estalactites, nos relacionamentos humanos não é diferente. Muito dificilmente um casamento chega ao fim de uma hora para a outra. Pequenas gotas vão minando a relação. Um dia ele se esquece a data de casamento, no outro ela se esquece de dar um beijo de despedida, na semana seguinte ele se esquece de pedir por favor, no outro mês ela se esquece de pedir licença.
E assim vai, dia a dia, gota a gota. Quando se vê o casal não se toca mais, não conversa, não troca confidências. Ela não se preocupa mais com a lingerie que usa, ele não faz mais a barba para ficar com ela. Os dois não vão mais ao cinema. Sair pra jantar então? De forma alguma! Os filhos, o trabalho, as contas, os problemas, tudo é um empecilho para a convivência, tudo é mais importante. Conversa-se apenas o estritamente necessário. As contas do mês, os problemas na escola do filho, a necessidade de pintar a casa.
Os pequenos defeitos tornam-se insuportáveis. “Ele não acha nada sozinho!”, “Ela reclama de tudo!”. Sexo torna-se algo escasso. Não há tempo, não há intimidade, não há desejo. O que era amor começa a transformar-se em mágoa.  Sem ninguém perceber a estalagmite está surgindo.
Um dia ela se encanta pelo amigo que lhe escreve para desejar bom dia. Ele, por sua vez, sem  perceber comprou uma nova colônia para agradar a moça do elevador. Ela acorda ansiosa para olhar seu e-mail e ele conta os minutos para pegar o elevador. A crise já está instalada. Ambos têm dúvidas se são felizes com a relação.  Um dos dois envolve-se afetivamente com outra pessoa. O palpitar no peito torna-se uma paixão avassaladora. “Quando estou com ele sinto um frio na barriga, sabe... aquela coisa meio de adolescente.”, “Com ela eu sinto que estou vivo de novo. É tudo novo, eu me sinto homem novamente!”.
De repente um deles percebe o que está acontecendo. A pessoa quer salvar o casamento, mas a distância entre os dois é muito grande e toneladas de mágoas emperram o caminho. A tarefa de reatar a relação é muito árdua, a sensação é que não há como retornar o caminho já trilhado. Surgem as desconfianças até que um resolve terminar o casamento, pois está apaixonado por outra pessoa. Lágrimas e mais lágrimas lamentam a relação destruída. Cabe ao “infiel” a culpa pelo fim e, por um lado, é aliviante saber que é o outro quem é o culpado. “O casamento fracassou, mas não foi por culpa minha, ela que se apaixonou por outro”.
Não, não foi a paixão por outra pessoa que destruiu a relação, foram as gotas diárias de indiferença, falta de carinho, falta de tempo, grosseria, distanciamento e falta de investimento que minaram o casamento. A pergunta sempre é “ainda tem como salvar a relação?”. Sim, claro que sim. Mas há um preço a se pagar. É necessário abrir mão das mágoas acumuladas durante os anos e dedicar-se à arte da (re)conquista.

33 comentários:

  1. texto maravilhoso, identificaçao total...

    ResponderExcluir
  2. E como fazer diferente??? Estou passando por este momento na minha vida e não sei como fazer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, não é uma tarefa fácil. É necessário muito investimento. Dedicar-se ao parceiro, à relação, esquecer mágoas, perdoar os erros, mudar hábitos.
      Um caminho interessante é lembrar o início da relação. O que você fazia para conquistar o outro e que não faz mais? Mandava bilhetes? Usava uma roupa especial? Quando seu parceir@ se atrasava o que você fazia? Brigava ou ria?
      Relacionamento é escolha. Escolher amar, escolher perdoar, escolher aceitar... Não é fácil, eu sei, tem horas que é necessário pedir ajuda profissional, se for o caso, peça. Mas o retorno da relação depende de uma decisão do casal. O início e tudo é o diálogo.

      Excluir
    2. preciso de ajuda e nao posso bancar, onde posso conseguir essa ajuda?Nao sei mais oq fazer... meu marido me deixa de lado e so gosta de beber...estamos no fundo do posso...

      Excluir
    3. Deixa um contato (MSN)?

      Excluir
    4. Eu não tenho msn, mas podemos tentar conversar via gtalk, meu e-mail é lorenatorresnoronha@gmail.com

      Excluir
    5. Anônimo do dia 14/11 me manda um e-mail que a gente conversa ok?
      Como estou meio corrida talvez eu demore um pouquinho pra responder, mas prometo que respondo.

      Excluir
  3. Pois é. Este é um fiel retrato do que muitos de nós passamos. Acredito que não tenha a ver com índole ou caráter das pessoas, mas com o desejo de felicidade, de se ter reciprocidade nos sentimentos, sensações e momentos bons.
    Sinto que para mim esta estlactitite está crescendo. Estou vendo como um caminho irreversível. Com aquela sensação de que não aguentarei por mais 6 meses. Não estou no ponto de envolver outras pessoas em minha vida amorosa, além de minha esposa. Será que somente o aparecimento de uma nova paixão será o estopim para o divórcio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Bom, não é necessário que surja outra pessoa para que se chegue ao divórcio, mas o que pude observar até hoje é que geralmente as pessoas vão "empurrando com a barriga" até que encontrem um motivo realmente significativo para romper a relação e de modo geral esse motivo é outra pessoa. Se quiser conversar me mande um e-mail lorenatorresnoronha@hotmail.com

      Excluir
    2. Aliás,

      Indico a leitura de um outro post meu sobre divórcio:
      http://psicologiaembrasilia.blogspot.com.br/2012/09/o-divorcio-e-um-fracasso.html

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Lorena,
    há 2 semanas atras fui surpreendida pelo meu marido falando em separação, que não estava feliz e que não estava me fazendo feliz, pq eu sempre reclamava. Ele veio com um monte de coisas ruins que já passamos e o fato maior de eu sentir muito ciumes dos filhos dele do 1º casamento (já estamos juntos 13 anos), existia muito amor de ambas as partes, eu continuo amando-o mas sei que o magoei muito, ele disse que tem um sentimento por mim, mas está confuso. Depois deste dia resolvemos que vamos tentar nos reconquistar... estou muito ansiosa com isto e sei que tenho que dar um tempo pra ele... só que isto está me fazendo muito mal, me deixando com uma dor interna uma incerteza... isto me deixa triste... ontem conversando com ele, ele disse que está tentando, mas que não é da noite para o dia, que será aos poucos. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Ola bom dia Lorena,tenho um problema que não consigo resolver sozinho, minha namorada não pede desculpas! Isso faz vir na minha cabeça que ela tem adjetivos como: orgulho,imatura, narcisista enfim ...
    Todas as vezes que eu tento mostrar o meu ponto de vista, ou fazer com que ela entenda que me magoou gera, uma grande briga, ela sempre remete que eu já fiz coisa pior que eu não tenho o direito que eu não sei falar de forma educada etc, parece que ofende eu exigir alguma retratação.
    Eu já tendei falar com ela de farias formas bem calmo escolhendo as palavras para que ela não se magoe, mas não tem jeito, na maioria das vezes sou eu que tenho que pedir desculpas no final... e ainda sendo chamado de muitas coisa . Eu sei que errei muito com ela no passado e que decidimos ficar juntos, pelo nosso amor,ela é sem duvida o amor da minha vida, mas eu gostaria de ter voz tbm no relacionamento! Gostaria muito de uma visão de um especialista,O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia "anônimo",

      Entendo que essa é uma situação muito complicada, se você quiser podemos conversar por e-mail. Meu endereço é lorenatorresnoronha@gmail.com.

      Excluir
    2. sim claro te mandei uma e-mail , obrigado

      Excluir
  7. Boa tarde,

    Estou em busca de uma terapia conjugal, pois meu casamento está à beira de um precipício.

    Você atende convênio com os Correios?

    Meu e-mail para contato: fgloria123@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. bom dia lorena! acho que o meu caso é mais dificil que pensei concordo com tudo isso, mas o problema é que nao tenho filhos e estou casada apenas 2 anos e o meu casamento ja passa por crise ou sempre passou nao sei bom mas ha questao a gente so namora 2 ou 3 vezes na semana acho isso muito pouco para o nosso tempo de relacionamento e eu sempre estou disposta e ele nem sempre mas nunca percebi nada para pensar que ele tivesse outra tento conversa mas ele quase nao conversa e as justificativas dele nao me convence eu nao quero separar eu gosto ele é carinhoso cuida de mim mas nao sei qual o prblema ele concordou em uma terapia mas é muito caro se pelo menos fosse mais barato a sessao me diga algo por favor

    ResponderExcluir
  9. Oi Anonima,

    Infelizmente, esse desencontro sexual é algo relativamente comum. Geralmente é o homem que apresenta um maior apetite sexual, mas não são raros os casos em que as mulheres demandam mais.
    Essa situação não é nada fácil de lidar, principalmente em nossa sociedade em que espera-se que a mulher seja mais passiva com relação ao sexo.

    Se quiser conversar melhor, mande-me um e-mail. lorenatorresnoronha@gmail.com

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  10. obrigado mandarei umm e-mail.

    ResponderExcluir
  11. qual a idade certa pra casar disem q e com25anos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana Paula,

    Sinceramente, não acredito que exista uma idade certa para se casar. Casamento é um modo relacional, sendo assim, não é a idade do casal que irá definir se ele será bom ou ruim, mas sim a maturidade da relação e dos companheiros, em quais bases ele será construído. O casal pode ter 40 anos, mas se o casamento for baseado no ciúmes e desconfiança mútua e insegurança acredito que ele não será algo muito produtivo.

    ResponderExcluir
  13. estou morando com meu namorado he 4 semanas tudo o que eu faço ele briga comigo que baguça td que eu arrumo so para mim ver arrumar de novo mim ajuda estou começando a fica ccom duvida se eu termino ou nao com ele

    ResponderExcluir
  14. Aline,

    O início do convívio na mesma casa é uma fase realmente crítica. Neste momento as diferenças de criação, estilo de vida, percepção de mundo e personalidade despontam de forma inegável. Surgem pequenos conflitos a toda hora e demora mesmo ha se chegar a um consenso. Para que a relação não se acabe logo no início é necessário apostar no diálogo sincero, porém educado e civilizado. Se ele não te tratou da forma com que você gostaria de ser tratada, use todo a amor e carinho que você sente por ele para demonstrar isso. Mas, lembre-se, você não se uniu a alguém para ser humilhada, não permite que ele faça isso contigo.
    Se quiser conversar permaneço disponível.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Dr Lorena. Gostaria de saber se vc tem outro telefone para q eu possa entrar em contato. Vc atende
    pelo convênio AMIL?
    Gostaria de marcar uma consulta com vc.
    Muito obrigada, vou esperar ansiosamente.
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, não tenho, mas escreva-me que podemos marcar um horário.

      meu e-mail é lorenatorresnoronha@gmail.com

      Excluir
  16. ME AJUDE O Q DEVO FAZER PARA SALVAR UM CASAMENTO DESTRUIDO

    ResponderExcluir
  17. ola eu estou no fundo do posso ja não se mas oque fasso da minha vida o meu casamento não presta mas brigamos todos os dias ele me fala coisas horrives tenho vontade de sumir sem deixa rastos apesa de de gosta dele eu estou muito ferida forão tantas desepisoes que eu não esperol melhoras .acada dia me descepisiono mas .eu to mau ate pra cuida dos meus filhos me sinto um lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, escreva-me um e-mail e a gente conversa, ok?

      Excluir
  18. Olá Lorena!

    Boa tarde! Confesso que me identifiquei muito com seu texto, eu e minha esposa estamos passando por uma fase nada boa... As vezes me pergunto se ainda há salvação para o nosso casamento... Enfim, decidimos procurar uma ajuda, terapia, psicólogo, algo assim... Porém não sei por onde começar. Você pode nos ajudar de alguma forma? Grato.

    ResponderExcluir
  19. Dra. Lorena, tudo bem ?

    Sou um homem de 40 anos, e confesso ser um pouco frustrado no quesito sexo. Algumas situações ou fantasias me excitam muito, e eu acho pouco convencionais. Por exemplo, mulheres que dominam na cama, ou a fantasia de sair com um casal. Quando da época da faculdade, tive uma namorada muito fogosa, com a qual chegamos a praticar até mesmo inversão de papéis. Agora fica a dúvida : Essas fantasias de submissão, de busca por novos prazeres, isso é algo saudável, ou devo me contentar com o marasmo do dia a dia ?

    ResponderExcluir
  20. Olá Lorena, adorei seu texto, tenho um relacionamento há cerca de 9 anos e vivo com ele na mesma casa há 7. De uns 3 anos para cá, ele começou a ficar ciumento. Quase todas as vezes que saímos ele inventa que eu flerto com alguma pessoa sempre homens, que estão ao meu redor, confesso que eu não entendo essa paranoia que para mim não existe é fruto da sua imaginação muitas vezes a pessoa que se refere que eu troco olhares eu não sei quem é e depois nem lembro quem foi. Teve um dia que estávamos na fila do cinema ele disse, depois do episódio, que eu estava olhando para um rapaz de camisa vermelha, mais juro que eu não vi nenhum homem de camisa vermelha ao meu redor, isso esta ficando frequente e esta prejudicando nosso relacionamento, vc pode me orientar? quero marcar uma consulta com vc.
    Obrigada espero seu retorno.

    ResponderExcluir
  21. Restauração do casamento. Pare seu casamento de se separar hoje. Perdi meu marido para outra mulher há 2 semanas, após 27 anos de casamento. Tivemos um casamento adorável, mas ele começou um relacionamento com um colega de trabalho que o perseguia. Ele está morando perto de seu trabalho e dela e se recusa a falar comigo ou a voltar para casa. Estou arrasada e estou achando difícil lidar com isso. Eu gostaria de não o amar e poder seguir em frente, mas não posso. Eu não sei como parar de me sentir assim, eu gostaria de não estar me devorando e estou começando a me sentir doente. Dediquei-me a implorar que ele voltasse para casa sem sucesso. Fiquei muito preocupado e precisava de ajuda. Enquanto eu estava navegando na Internet, um dia, me deparei com um site que sugeria que o Dr. Dr Wealthy pode ajudar a resolver problemas conjugais, restaurar relacionamentos rompidos e assim por diante. Então, eu senti que deveria experimentá-lo. Entrei em contato com ele e ele fez um feitiço para mim. dois dias depois, meu marido veio até mim e pediu desculpas pelos erros que cometeu e prometeu nunca mais fazê-lo. Desde então, tudo voltou ao normal. Eu e minha família estamos vivendo felizes juntos novamente. Tudo graças ao chefe Dr. Wealthy. Se você precisar de um lançador de feitiços que possa lançar um feitiço que realmente funcione, sugiro que você o contate. Ele não irá decepcioná-lo. se você tiver algum problema, entre em contato com ele, eu lhe garanto 100% de que ele irá ajudá-lo. Estes são os detalhes dele. Envie um email para: wealthylovespell@gmail.com. Você também pode ligar para ele ou adicioná-lo no Whats-app: +2348105150446

    ResponderExcluir