quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Resiliência



Existe um conceito da física que foi apropriado pela psicologia chamado resiliência. Para a física resiliência é a propriedade que alguns materiais possuem de acumular energia quando  exigidos ou submetidos a estresses sem que haja ruptura. O material resiliente se modifica durante a tensão e depois libera a energia acumulada voltando ao seu estado anterior. A psicologia apoderou-se deste conceito para explicar a capacidade que certas pessoas têm de manterem-se estáveis mesmo em situações extremas.

Mas, o que é ser resiliente? É ser otimista? Não. Na verdade o otimismo é uma das características que as pessoas resilientes possuem, contudo ser otimista não é ser resiliente. Os otimistas acreditam que tudo vai dar certo, que apenas coisas boas acontecerão. Geralmente, pessoas otimistas demais tendem a ser ingênuos e acabam se frustrando muito com as adversidades da vida. Uma pessoa resiliente sabe que coisas ruins podem acontecer, que nem tudo na vida dará certo, mas que a vida também não é feita apenas de situações ruins. O resiliente consegue extrair das situações ruins lições para que no futuro sua vida melhore.

Um ótimo exemplo de resiliência que a física nos dá é a vara usada em salto. Quando o atleta a prende na caixa de apoio, ela se curva acumulando energia. Depois que essa energia é acumulada ao máximo ela retorna ao seu estado normal transformando aquela energia em força que impulsiona o atleta para cima. É exatamente isso que uma pessoa resiliente faz. Durante a tensão ela se curva, contudo essa energia acumulada é transformada em força para impulsioná-lo para novos horizontes e desafios.
Transformar a carga acumulada durante uma situação de tensão não é fácil. Converter a dor, a angústia e o medo em esperança, fé e força é um dos maiores desafios enfrentados pelos homens. Existem pessoas que são mais resilientes que outras, contudo, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Cabe a cada um fazer a escolha de transformar a situação que o faz curvar em algo que o impulsiona. A cerca que o limita pode na verdade o guiar para o caminho da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário